Dorian Leigh.

20:40

Cover of Vogue 1946.
Dorian Elizabeth Leigh Parker nasceu em San Antonio, Texas, a 23 de abril de 1919. Mais conhecida por Dorian Leigh é considerada a primeira supermodelo do mundo.
Ela trabalhou entre 1940 até ao início de 1960, numa época em que posar para fotos de moda era considerado o segmento de maior prestígio na profissão de modelo (modelos fotográficos ganhavam muito mais do que as modelos que desfilavam em eventos).
Existem muitas histórias de como ela entrou no mundo da moda, mas tudo indica que ela foi aconselhada por Mr. Conover (da Harry Conover Agency) a ir imediatamente à famosa revista Harper's Bazaar e dizer à editora, Diana Vreeland, que tinha 19 anos, quando na verdade contava já com 27. O que é certo é que resultou e na manhã seguinte Dorian foi fotografada com um pequeno chapéu de tule preto com uma rosa cor-de-rosa e tornou-se capa da Harper's Bazaar de Junho de 1944.

Curiosidades:
  • Segundo a Vanity Fair Dorian Leigh disse a Mr. Ford (da agência de modelos Ford) que só aceitava fazer parte da sua agência se este também agenciasse a sua irmã Susy Parker sem sequer a ver. E assim foi. Susy tornou-se, tal como a irmã, uma das modelos mais requisitadas da altura (dedicarei outro post a ela).
  • Diana Vreeland disse para nunca se tocar nas características sobrancelhas "zig-zag"de Dorian. Também disse que Dorian era a melhor modelo dos seus tempos.
  • Truman Capote era seu amigo e chamava-a de "Happy-Go-Lucky". Ela tinha muitas semelhanças com a personagem "Holly Golightly" de "Breakfast at Tiffany's" do próprio Truman Capote.
  • Foi capa da Vogue 7 vezes em 1946 e nos seis anos seguintes apareceu em mais de 50 capas de diversas revistas.
  • As suas fotografias da publicidade dos anos 50 da Revlon "Fire and Ice" de um verniz e batom, fotografada por Richard Avedon, tornou-se uma lenda em Madison Avenue.
  • Em 1980, Dorian publicou a sua autobiografia, "The girl who had everything". 
  • Casou-se quatro vezes e teve cinco filhos."
  • Morreu em 2003 com 91 anos.
Revlon Ad, "Fire and Ice", 1952.
Wearing Simonetta Visconti, 1952.
Wearing Simonetta Visconti, 1952.
Photo by Georges Dambier, 1954.
Wearing Maggy Rouff, Paris, 1954.

Wearing Giovannelli Sciarra for Harper's Bazaar, 1952.
Harper's Bazaar 1948.
Modess ad 1953.
Wearing a dress by Piguet on Helena Rubinsteins apartment. Photographed by Richard Avedon. Paris, 1949.
1953
Wearing Lilli Ann.
Wearing a Lilli Ann's suit. Harper's Bazaar, May, 1952.
Wearing a Jane Derby's dress, 1950.
Wearing Jacques Heim.
Jewelry by Hattie Carnegie. Photo by Gjon Mili. LIFE magazine, February, 1950.




You Might Also Like

0 comentários

Blog Followers

Views

Follow Us

>